Coronavírus: Carta à Comunidade da FEAAC

Data de publicação: 16 de março de 2020. Categoria: Notícias

Fortaleza, 16 de março de 2020.

Prezados membros da comunidade FEAAC,

Em razão da pandemia do Corona vírus no mundo e sua propagação no Brasil e, mais recentemente, até em nosso estado cearense, a FEAAC/UFC vem por meio desta carta recomendar e esclarecer:
1) Até o presente momento, o calendário universitário está mantido.
2) Eventos com mais de 100 (cem) pessoas estão suspensos por tempo indeterminado.
3) Os membros de nossa comunidade que tenham chegado recentemente do exterior devem permanecer em quarentena por duas semanas, em suas respectivas residências. No caso de serem discentes, estes devem entrar em contato com a respetiva coordenação do curso a que pertençam, para dar ciência de sua situação. As coordenações devem informar aos respectivos
docentes que estejam lecionando para este público alvo específico, para que estes direcionem atividades especiais durante esta quarentena.
4) Os membros de nossa comunidade que apresentarem sintomas característicos do vírus em questão devem informar às subunidades acadêmicas, ou à direção, e devem permanecer também em quarentena por duas semanas. No caso dos servidores públicos, docentes e técnicos, recomenda-se a obtenção de documentos comprobatórios de sua situação clínica.
5) Recomenda-se, dentro das possibilidades, a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão na modalidade remota. No caso específico das aulas, é fundamental que cada docente opte por esta modalidade remota, somente se este se sentir apto a usar alguma ferramenta online (SIGAA, Google classroom, Youtube, Facebook, Skype, …). A TI/UFC ficou de disponibilizar
no dia de hoje um tutorial de como usar o SIGAA neste contexto. É igualmente indispensável que o docente converse com os seus alunos para identificar em cada uma de suas turmas se os
alunos possuem estrutura em termos de equipamentos (cpu, notebook, smart phone, …) e principalmente acesso à internet, para que as aulas remotas de fato funcionem, ou seja, sejam
oferecidas e acessadas pelos discentes.
6) Sugere-se fortemente o reforço dos hábitos básicos de higiene pessoal. A UFC está providenciando a aquisição de álcool em gel e outros itens, visando prover melhores condições de higiene a todos os membros das unidades acadêmicas.
7) Haverá uma reunião hoje, dia 16 de março de 2020 da UFC com o Governo do Estado do Ceará e novas diretrizes institucionais conjuntas devem ser tomadas.

Estamos confiantes na efetiva colaboração de nossa comunidade, primando pelo espírito coletivo.

Atenciosamente,

Paulo Rogério Faustino Matos