Histórico e Missão

Histórico

Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará foi fundada pelo professor Djacir de Lima Menezes, em 10 de novembro de 1938. Originalmente, sediada em prédio na Rua Liberato Barroso nº1425, no Jacarecanga, viria a ser encampada, dez anos depois, pelo Governo do Estado, pela Lei nº 225 de 15 de junho. Somente após 18 anos de atividades, em 1956, foi agregada à Universidade Federal do Ceará – UFC. Hoje se denomina Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (NIREZ, 2005).

O seu corpo docente inicial foi composto pelos professores: Dr. Djacir Lima Menezes – Economia Política; Dr. Domingos Brasileiro – Matemática Financeira; José Valdo Ribeiro Ramos – Geografia Econômica; Dr. Carlos de Oliveira Ramos – Direito Civil e Constitucional e Dr. Lincoln Mourão Matos – Contabilidade.

Fiel ao compromisso com o meio em que se integra, a Instituição cresceu rapidamente pela excelência do ensino oferecido nas áreas de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado.

Atualmente a FEAAC oferece seis (06) cursos de Graduação (Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Secretariado Executivo e Finanças), dois (02) Mestrados Profissionais (Administração e Controladoria e Economia), dois (02) Mestrados Acadêmicos (Administração e Controladoria e Economia) e dois (02) Doutorados (Economia e Administração e Controladoria), atendendo a um total de 4.140 (quatro mil cento e quarenta) alunos. O seu corpo docente é formado por 132 (cento e trinta e dois) professores, dos quais 91 (noventa e um) são doutores, 32 (trinta e dois) são mestres e 03 (três) são especialistas. O corpo técnico-administrativo é composto por 49 (quarenta e nove) servidores.

No primeiro semestre de 2003, a FEAAC publicou a primeira edição da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Em apenas dois anos, a Contextus foi classificada, pela CAPES, como LB (Local B) na lista de periódicos nacionais e locais editados no Brasil. Atualmente, a revista tem classificação QUALIS b1 na área de Administração, Contabilidade e Turismo.

Para melhor atender às demandas do corpo docente, discente e técnico-administrativo, O Bloco Didático III da FEAAC, que se localiza na Rua Marechal Deodoro, foi inaugurado em 2012. O referido prédio conta com 25 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, dois elevadores, espaço de convivência, cantina, copa, sala para reuniões, gabinetes de professores e salas para os centros acadêmicos dos diversos cursos.

Nos últimos anos a FEAAC, através de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, tem ampliado suas parcerias e interfaces com a sociedade, sempre procurando ser uma Instituição ativa que se renova a cada dia com o ingresso de novas gerações de estudantes e professores/pesquisadores

Em novembro de 2018, a  Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC, da Universidade Federal do Ceará, completa  80 anos de existência. Neste ano, a própria UFC, fundada em 16 de dezembro de 1954, completa apenas 64 anos. Considerando que as universidades, em sentido amplo, remontam ao período do Renascimento do Século XII, constata-se que a FEAAC-UFC é, na realidade, uma instituição ainda em tenra infância.

Em sua jovialidade, ao longo de sua trajetória, a FEAAC tem prestado significativos serviços na formação de pessoal qualificado de alto nível, capaz não apenas de responder às demandas da sociedade, mas também de promover mudanças. É, pois,  com orgulho e certeza do contínuo cumprimento de sua missão institucional que a FEAAAC celebra este ano suas Bodas de Carvalho, ao completar 80 anos!

Missão

Formar profissionais, críticos e reflexivos, capazes de atuar como agentes transformadores da sociedade.