UFC suspende a partir desta terça-feira (17) atividades presenciais por 15 dias devido à pandemia de coronavírus

Data de publicação: 17 de março de 2020. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará, de acordo com a evolução do quadro atual de saúde pública, atualiza o rol de medidas para barrar a transmissão do coronavírus. Na tarde desta segunda-feira (16), o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, se reuniram com pró-reitores e demais membros do comitê de gerenciamento de crise sobre o novo coronavírus (COVID-19) para tomar decisões diante da pandemia. Segundo provimento emitido pela Reitoria, as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas por um período de 15 dias, de 17 a 31 de março de 2020.

As atividades suspensas incluem aulas de graduação e pós-graduação de todos os cursos da UFC de todos os campi, eventos científicos, artísticos e esportivos, visitas a museus, bibliotecas e outros espaços culturais, bem como a circulação do ônibus intercampi. Será mantido o funcionamento das unidades administrativas da UFC.

Bolsistas de graduação terão o valor de suas bolsas assegurado e serão dispensados das rotinas presenciais, salvo em caso de convocação por parte de seus orientadores. As refeições nos Restaurantes Universitários (RU) na Capital e no Interior serão servidas especificamente para os alunos das Residências Universitárias e para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim definidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A reunião teve como propósito traçar as linhas gerais para conduzir tanto as atividades letivas como o trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos. A Reitoria manteve o calendário acadêmico e orientou que os professores disponibilizem em plataformas de educação a distância (EaD) o material didático das disciplinas.

“A suspensão é das atividades presenciais, fazendo a ressalva com o internato em saúde, que vamos continuar. Temos que ter a diretriz base, e outros casos específicos serão feitos por analogia e aproximação, considerando a realidade das unidades acadêmicas e administrativas da UFC”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque sobre o texto do provimento.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – Atividades fundamentais das unidades administrativas da UFC serão preservadas, além dos serviços de segurança, limpeza, tecnologia da informação e comunicação social. Os dirigentes de cada setor, inclusive formados por funcionários terceirizados, definirão escalas de revezamento e tarefas a serem executadas remotamente, com o propósito de evitar aglomerações.
A orientação é que profissionais de saúde não tirem férias durante o período suspensivo. Dessa forma, continuarão abertas as unidades de atendimento à saúde, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e a Farmácia-Escola. Outros serviços de saúde também entram na dinâmica de casos emergenciais, como a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (CPASE), a Clínica-Escola de Psicologia e o atendimento psicológico e de assistência social da PRAE.

Haverá alterações de jornada de trabalho para servidores acima de 60 anos; aqueles com filhos pequenos (crianças até dez anos de idade); gestantes; lactantes e outros com risco aumentado de vulnerabilidade (imunossuprimidos em geral). Foi definido que eles permaneçam em domicílio, realizando atividades de home office, com autorização e acompanhamento das chefias imediatas.

QUESTIONÁRIO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA – A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC disponibilizou em seu site um formulário eletrônico o qual deve ser preenchido por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC que voltaram recentemente ao País.

O questionário, baseado em orientações do Ministério da Saúde, é de autoavaliação sobre indicativo de coronavírus e fornece orientações sobre como o estudante ou o servidor da UFC recém-chegado do exterior deve agir em relação ao COVID-19. Alunos que estiveram em mobilidade acadêmica dentro do território nacional em áreas com casos detectados da doença, de acordo com o caso, devem buscar orientações com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

CAMPANHA – A UFC iniciou, na última terça-feira (10), uma campanha educativa com informações atualizadas sobre o coronavírus nas páginas oficiais da UFC no Facebook e no Instagram. Com o aporte da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI), o Portal da UFC ganhará, nesta semana, um novo espaço que concentrará notícias e conteúdos multimídia a respeito da doença. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail coronavirus@ufc.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331