UFC e Itaú Cultural discutem nova turma de mestrado profissional em Administração e Controladoria com ênfase em gestão cultural
Data da publicação: 23 de julho de 2024 Categoria: NotíciasO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu na segunda-feira (15), no Gabinete da Reitoria, representantes do Instituto Itaú Cultural e pesquisadores do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Faculdade de Economia, Atuária, Administração e Contabilidade (FEAAC). A pauta principal da reunião girou em torno da proposta de uma turma do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (MPAC/FEAAC) com foco em Gestão Cultural a ser ofertada em parceria com o ICA e tendo como contratante o Instituto Itaú Cultural. O curso realizará processo seletivo com 35 vagas no segundo semestre deste ano, tendo previsão de funcionamento para o início de 2025.
Para a gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, Valéria Toloi, já existe um precedente bem-sucedido de um curso anterior de especialização no mesmo segmento da Gestão Cultural, e que o instituto tem buscado apoiar iniciativas semelhantes por todo o País. “A UFC pensou em algo muito avançado, e é uma parceria frutífera, com trocas e aprendizado”, declarou.
Segundo o diretor da FEAAC, Prof. Carlos Adriano Gordiano, a Universidade tem expertise nessas áreas de interesse, a partir da recém-criada Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e da perspectiva de fomentar competências que viabilizam a criatividade. “Quantos profissionais brilhantes do campo sucumbem porque não conseguem fazer a gestão da sua carreira, ou do “negócio” da cultura?”, indagou.
O diretor do ICA, Prof. Ivânio Azevedo, compartilhou os planos futuros de se criar na UFC um novo curso de graduação em Produção Cultural, e que, nos próximos três anos, serão investidos R$90 milhões para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura, com ações em todos os 184 municípios, incluindo a formação de gestores culturais. “É um momento cultural positivo aqui no Ceará, e será uma experiência inovadora com a integração entre unidades acadêmicas”, afirmou.
Na avaliação do reitor Custódio Almeida, “ter o Itaú como parceiro é fantástico”, pois houve convergência de agendas entre as instituições para a oferta de cursos de pós-graduação com foco no campo cultural. O dirigente sinalizou aos presentes que o Itaú Cultural também irá financiar a produção de uma biografia sobre os 70 anos da UFC. “Existe uma demanda alta, e a gestão cultural é necessária para captar recursos e prestar contas de projetos. Essa experiência será uma espécie de vitrine”, comentou o reitor.
Participaram da reunião os produtores culturais Amanda Freitas e Renan Jordan, da Escola Itaú Cultural, o vice-diretor e coordenador de Programas Acadêmicos da FEAAC, Prof. José Carlos Lázaro; e o docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria e ex-diretor da FEAAC, Prof. Augusto Cabral.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br