Aprovado a criação do Curso de Graduação em Finanças

Data de publicação: 2 de dezembro de 2011. Categoria: Notícias

Foi aprovado na reunião do Conselho Universitário, no dia 31 de outubro de 2011, na sede da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a criação do Curso de Graduação em Finanças, com foco em Finanças Públicas e Corporativas, a ser ministrado na FEAAC.

O curso de graduação em Finanças possui caráter inovador e por se tratar de uma área de interesse tanto em nível local, como nacional é um curso capaz de lidar com importantes aspectos. A intenção é que o concludente nessa área seja um profissional com sólida formação em métodos quantitativos e em teoria econômico-financeira, possuindo as características tão desejadas e demandadas  pelo  mercado e estando apto a atuar na docência e nas pesquisa, a serviço do Estado, em organizações sem fins lucrativos e, obviamente, nos ramos da iniciativa privada como o industrial, o empresarial ou financeiro.

Constituem-se áreas de atuação do profissional de Finanças: Ensino e Pesquisa Acadêmica, Planejamento Financeiro; Analise de Riscos; Consultoria Empresarial; Consultoria na área de previsão de arrecadação; Atuação profissional nos diversos Tribunais de Contas, dentre outras.

O curso de Finanças  funcionará em período vespertino, tendo duração mínima de 4 anos (oito semestres). Terá em seus primeiros anos de funcionamento, o ingresso de 40 alunos anuais.

As disciplinas do curso serão distribuídas em quatro áreas interligadas de formação: Conteúdo de Formação Geral; Conteúdos de Formação; Teórico-Quantitativa; Conteúdo de Formação Especifica em Finanças Publicas e Corporativas; Conteúdo Teórico-Práticos.

O curso será Coordenado pelos os Professores Andrei Gomes Simonassi e Paulo de Melo Jorge Neto. A secretária do Curso  funcionará provisoriamente na Coordenação do Curso de Atuária, das 13:00 às 19:00 horas, telefone 3366-7814, tendo como técnico administrativo o Servidor Aliatar Diogenes Neto.

Fonte: Secretaria do Curso de Graduação em Finanças – (fone: 3366 7814)