Bibliotecas da UFC ensinam estudantes a normalizar trabalhos acadêmicos

Data de publicação: 19 de maio de 2011. Categoria: Notícias

O Programa de Educação de Usuários 2011 do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará ofertará, em junho, uma série de treinamentos de normalização de trabalhos acadêmicos, que ocorrerão nas bibliotecas de Ciências Humanas, Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC).

O objetivo é atender à demanda de alunos que estarão produzindo seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Os treinamentos ocorrerão no dia 7 de junho, de 9h às 12h, na Biblioteca de Ciências Humanas; no dia 8, de 9h às 12h, na Biblioteca de Ciências e Tecnologia; e no dia 13, de 18h às 21h, na Biblioteca da FEAAC. Serão emitidos certificados de participação.

As inscrições devem ser feitas via e-mail. Os contatos das bibliotecas são os seguintes: Biblioteca de Ciências Humanas: bchleitor@ufc.br – fone: (85) 3366.7658 (bibliotecária Vanessa Pimenta); Biblioteca de Ciências e Tecnologia: nonatoribeiro@ufc.br – fone: (85) 3366.9514 (bibliotecário Nonato Ribeiro) e Biblioteca da FEAAC: kleberufc@ufc.br – fone: (85) 3366.7821 (bibliotecário Kleber Lima).

As bibliotecas da UFC oferecem diversas atividades voltadas para uma melhor utilização dos recursos informacionais, capacitação para a elaboração de referências bibliográficas e treinamento em bases de dados. A cada início de ano, é oferecido o curso "Biblioteca pra quê te quero? – Iniciação à pesquisa e ao uso de recursos informacionais".

O público-alvo são alunos da Universidade que iniciarão suas aulas no segundo semestre letivo. O objetivo geral é capacitar os discentes na elaboração de pesquisas e no uso da biblioteca dentro da sua atividade discente.

No início de cada semestre letivo, é realizado o projeto "Descobrindo a Biblioteca", iniciativa que faz parte da programação de recepção dos recém-ingressos, que tradicionalmente inclui cursos e palestras, divulgando o amplo leque de serviços ofertados, que dão suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Instituição. Além dos treinamentos programados pelas bibliotecas, as coordenações de curso podem agendar visitas orientadas dos alunos e professores.

Fonte: Nonato Ribeiro – Coordenador da Comissão de Educação de Usuários da Biblioteca Universitária