Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Área do conteúdo

Nota de Pesar

Data da publicação: 29 de abril de 2010 Categoria: Notícias

Consternados com o falecimento do Prof. Abelardo Fernando Montenegro, comunicamos que o Autor de mais de 40 livros e Fundador da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará morreu na noite desta segunda-feira.

O pesquisador foi um dos intelectuais mais destacados do Ceará no século XX. Ao morrer, na noite de anteontem, Abelardo F. Montenegro deixou um mundo bem diferente de outro que conheceu, décadas atrás. Não me refiro ao caos social, moral e tecnológico do tempo presente. O que Abelardo não encontrava mais era outros como ele. E se os encontrava era em número tão reduzido que não seria exagero pensar em uma espécie em extinção.

Montenegro era um intelectual de um gênero cada vez mais raro. Um erudito, para usar uma palavra que se vai junto daqueles que a justificaram. "Polígrafo" era a expressão que usou para se definir, em sua última entrevista ao Diário do Nordeste, em maio de 2008. Para explicá-la, recorria à outra, do repertório do povo, que tanto estudou: "um homem de sete ofícios".

Como outros intelectuais de seu tempo, ABelardo Montenegro foi um homem de imprensa, atuando no Ceará e em estados do Sudeste. Fundador da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará, lecionou por 30 anos. Como Economista, ainda trabalhou para as iniciativa pública e privada.

Fonte: Diretoria da FEAAC

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo