Núcleo promoverá Ciclo de Palestras e Curso de Extensão durante o mês de Abril

Data de publicação: 23 de abril de 2013. Categoria: Notícias

O Viès – Núcleo de Economia Política da UFC apresentará, durante as manhãs e as noites dos dias 17, 18 e 19 de Abril, o I Ciclo de Palestras em Economia Política, com o tema "O Homem para além do Homo Economicus".

O evento trará alguns nomes da Universidade Federal do Ceará e outras IES, objetivando criar um ambiente de debate acerca deste objeto de estudo tão importante e cada vez menos discutido em nossa área: o ser humano.

Com nomes da Psicologia, Sociologia e da área da Saúde, por exemplo, o evento terá como principal objetivo proporcionar o diálogo entre estas ciências, a Ciência Econômica e suas respectivas visões sobre o homem, demonstrando, desta forma, que tais áreas poderão caminhar juntas a fim de tornar o homem e suas relações sociais seus objetos de estudo e reflexão. O diálogo será realizado com a participação de membros do corpo docente de vários cursos da UFC e membros do corpo docente do curso de Ciências Econômicas, o que tornará possível um rico debate com os estudantes da Universidade interessados na prática dessa interação e na construção de novos conhecimentos.

O I Ciclo de Palestras em Economia Política ocorrerá nas seguintes datas e contará com os seguintes debatedores:

DIA 17/04:
MANHÃ (09:30h): "Política" – profs. Newton Albuquerque (Direito/UFC) e Fabio Sobral (Economia/UFC)
NOITE (19:00h): "Saúde e Medicina" – profª. Raquel Rigotto (Medicina/UFC) e prof. Fernando Pires (Economia/UFC)

DIA 18/04:
MANHÃ: "Psicologia" – profª. Maria de Fátima (Psicologia/UFC) e prof. Fabio Sobral (Economia/UFC)
NOITE: "Meio Ambiente" – prof. João Alfredo (Direito/FA7) e prof. André Vasconcelos (Economia/UFC)

DIA 19/04:
MANHÃ: "Sociologia" – prof. Luiz Fábio (Ciências Sociais/UFC) e profª.Isabel Furtado (Economia/UFC)
NOITE: "Economia" – profs. Aécio Oliveira e Agamenon Tavares (Economia/UFC)

As palestras acontecerão no Auditório Geraldo Nobre, no prédio da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC). Não será necessária inscrição e os presentes terão direito à certificado de atividades complementares mediante lista de presença.

Além disso, neste mesmo mês, o Núcleo promoverá também o início do Curso de Extensão intitulado "Karl Marx: da análise do ser humano à crítica de um sistema". Objetivando o debate acerca das obras e do pensamento de Karl Marx, o Curso deverá ser ministrado pelo prof. Fabio Maia Sobral, Doutor em Filosofia pela UNICAMP e atualmente professor do curso de Ciências Econômicas da UFC. O Curso terá uma duração total de dois anos (quatro semestres), estando separado em quatro módulos:

Módulo I – "Manuscritos" e a concepção de ser humano;
Módulo II – "Grundrisse" como o verdadeiro manifesto comunista;
Módulos III e IV – "O Capital" e o funcionamento do sistema capitalista.

Com início no dia 26 de Abril e ocorrendo, a partir desta data, durante todas as sextas-feiras, o Curso será inteiramente gratuito, devendo os interessados se inscreverem através do link disponibilizado ao fim desta notícia, contido também no evento do Facebook que leva o mesmo nome do curso, até o dia 12 de Abril e aguardar pelo processo seletivo até o dia 17 de Abril, quando sairá o resultado na página do Núcleo no Facebook.

Os participantes terão direito à certificado de atividades complementares mediante presença mínima de 75%.

Link para inscrição: migre.me/e2j2j

Para mais informações, acessem a página do Núcleo no facebook: www.facebook.com/vies.ufc

FONTE: Viès – Núcleo de Economia Política, fone: 3366 7562