Professor da FEAAC publica livro sobre corrupção transnacional

Data de publicação: 19 de junho de 2012. Categoria: Notícias

O Professor Roberto Sérgio do Nascimento, do Departamento de Contabilidade da FEAAC, publicou livro sobre Corrupção Transnacional pela editora AMAZON.COM (ISBN 978-3659012143).

Resumo:

O estudo foi divido em 3 partes: na primeira, contemporiza o fenômeno, buscando compreendê-lo, identificar as suas principais causas e estratégias para combatê-lo. Na segunda parte, partindo de estudo  realizado na América Latina, busca conhecer a percepção que as Supreme Audit Institution – SAIs possuem sobre as formas de combate à corrupção, para no momento seguinte, avaliar se estas instituições estão em sintonia com os recentes avanços deste  preocupante fenômeno. A terceira parte do trabalho foi dedicada a um estudo comparativo dos continentes Europeu e  Americano, levando-se em consideração um conjunto de 99 variáveis. Foram estudadas estratégias, desde as mais tradicionais, tais como fortalecimento dos sistemas contábeis e orçamentários públicos, transparência, accountability, até outras menos conhecidas, como a  inclusão da mulher nas estruturas de luta contra a corrupção. Com base na identidade dos grupos de países estudados no 2º estudo – Europa Central, Anglo-saxões, Leste Europeu e Latino Americanos – buscou identificar os instrumentos anticorrupção mais factíveis de serem implementados, separando-os daqueles com menos possibilidade de sucesso. Assim, o produto final foi um amplo diagnóstico, cujo principal objetivo reside em estimular o surgimento de novas políticas de combate à corrupção por parte das agências mundiais anticorrupção.

Maiores Informações clique aqui.

Fonte: Prof. Roberto Sérgio do Nascimento – Departamento de Contabilidade da FEAAC – (fone: 3366 7802)