Projeto coordenado pelo Professor José Raimundo é aprovado pela CAPES no PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS

Data de publicação: 25 de abril de 2022. Categoria: Notícias

Comunicamos que foi aprovado pela CAPES o projeto liderado e coordenado pelo Professor José Raimundo de Araújo Carvalho Junior, intitulado “O Impacto da Covid 19 sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Brasil: Uma Abordagem Transdisciplinar Integrando Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais e Engenharias – IMPACTOS1984924P” no EDITAL Nº 12/2021 DE SELEÇÃO EMERGENCIAL IV – PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG)”.

Mais de 160 grupos de pesquisa nacionais enviaram proposta, e apenas 40 foram selecionados por meio de um processo aberto e competitivo de três estágios. A UFC liderará uma rede transdisciplinar composta de 9 pós-graduações brasileiras e uma ONG: Universidade Federal do Ceará (PPG Economia e PPG Engenharia de Teleinformática), Universidade Federal do Pará (PPG Engenharia Elétrica e PPG Ciência da Computação), UniCEUB – Centro Universitário de Brasília (PPG Direito), Universidade de São Paulo (PPG Economia), Universidade Federal de Goiás (PPG Sociologia), Universidade Estadual do Ceará (PPG Saúde Coletiva), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG Economia) e Instituto Maria da Penha (Avaliação de Projetos, Gênero e Violência Doméstica). O projeto terá uma duração de 48 meses, e já inicia com um orçamento federal para financiar suas atividades, bem como 10 bolsas para contratar pesquisadores(as): 4 bolsas de mestrado, 4 bolsas de doutorado e 3 bolsas de pós-doutorado.

A dinâmica da violência contra a mulher advinda do impacto interdisciplinar da COVID 19 e medidas sanitárias, legais e de transferência de renda ainda não foi rigorosamente compreendida e nem avaliada no Brasil. Resolver esse deficit científico é urgente para a estratégia nacional de retomada socioeconômica pós-pandemia. Avaliar e entender o impacto da COVID 19 na violência doméstica é um “problema complexo” social, econômico, tecnológico e de saúde pública com implicações no comportamento humano em toda a sua gama de crenças, saberes, interações socioeconômicas e relações com a natureza e com as instituições. Qualquer tentativa de responder a essa questão demandará uma equipe inter- e transdisciplinar. Ademais, deve haver um foco para fazer com que as descobertas científicas possam ser úteis, tornando-se programas, intervenções ou “tecnologias sociais” para subsidiar um plano de retomada pós-pandemia que seja sensível às desigualdades de gênero estruturais e históricas.

Para o sucesso da implementação da nossa proposta de pesquisa é fundamental a criação e desenvolvimento de uma rede de pesquisa transdisciplinar. O escopo multidisciplinar do nosso grupo trará uma capacidade de investigação científica transdisciplinar inédita para o país. Essas PPGs serão abrigadas pelo Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA/EIDEIA), centro de pesquisa multidisciplinar da UFC que nos propiciará um suporte institucional fundamental.

Resultado Final do Edital 12/2021 disponível no link: Confira Aqui