Realizada II Semana de Ciências Contábeis da FEAAC

Data de publicação: 14 de setembro de 2010. Categoria: Notícias

O Centro Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da FEAAC-UFC realizou, no período de 1º a 3 de setembro deste ano, a II Semana de Ciências Contábeis, sob o tema "Mercado de Trabalho: o que se espera do Universitário", tendo como objetivo a discussão e o debate sobre o que o mercado espera do profissional que concluiu o Curso de Ciências Contábeis.

Os estudantes de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC compareceram em grande número, cerca de 500 estudantes passaram por todos os dias do evento e deram mais vida, ainda, na Faculdade de Direito/UFC.

Os postulantes a bacharéis em Contabilidade conferiram grandes participações de pessoas renomadas na área Contábil, além de prestigiarem estudantes do Mestrado em Administração e Controladoria da FEAAC/UFC, estudantes com artigos científicos publicados e até a participação especial de um estudante da UNEMAT, vindo de Cárceres (MT).

No primeiro dia de evento, a Faculdade de Direito/UFC abriu as suas portas e a organização do evento deu um brilho especial para que todos os discentes em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC e outros estudantes de outras Faculdades se sentissem a vontade. Houve a formação da mesa de abertura do evento com personalidades como a Diretora FEAAC/UFC, Professora Naiula Pessoa; Vice-Diretor da FEAAC/UFC, Professor Augusto Cabral; Professor Marcus Vinícius, Padrinho do evento; o Chefe do Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC, o Professor Pedro Paulo Monteiro Vieira; o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CE, o Professor Cassius Régis Coelho; e o Vice–Presidente da SESCAP-CE, Daniel Mesquita Coêlho, além de outros professores e representantes de entidades ligadas a Classe Contábil.

Houve ainda a entrega simbólica dos alimentos arrecadados pelo evento ao dirigente do IPREDE, o Professor da Faculdade de Medicina, o senhor Sulivan Mota, pela Coordenadora Geral da II Semana de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, a estudante Nathália Melo.

Dando início as atividades científicas, o primeiro a ministrar uma palestra foi o Professor Cassius Régis Coelho. Sua abordagem sobre as oportunidades de trabalho na área Contábil mostrou que o Mercado de Trabalho espera que os profissionais de Contabilidade constantemente se renovem e se atualizem, principalmente com a ajuda da tecnologia.

No segundo dia de evento, pela manhã, a II Semana de Ciências Contábeis abordou a temática da iniciação a Docência em Contabilidade, com a Professora Márcia Mendes de Luca, um mini-curso sobre SPED e outro sobre Simples Nacional, ministrado pelo presidente da ACONTECE, Francisco Orlando Silveira. Pela noite, a Professora Denise Corrêa falou sobre Estágio Supervisionado e Elaboração de Monografia e depois houve a apresentação de artigos.

No terceiro e último dia, pela manhã, as apresentações de monografia dominaram o turno. Pela noite, o encerramento foi especial. Houve a formação de uma mesa redonda com a presença marcante de donos de escritórios de Contabilidade, debatendo sobre o Mercado de Trabalho. As presenças do Professor José Carlos Fortes (Grupo FORTES) e do Senhor Robinson Passos (Controller) engrandeceram o evento. Os estudantes fizeram perguntas relacionadas a estágios e eles responderam prontamente.

Por fim, o Professor Marcus Vinícius abordou a temática da Controladoria na Administração Pública e as Novas Oportunidades e Trabalho, fazendo, com excepcional desenvoltura, com que as três áreas da Contabilidade fossem contempladas: a área Privada, a área Docente e a área Pública. As atividades científicas estavam encerradas, porém havia ainda uma surpresa para os estudantes que compareceram na última noite. O grupo de teatro da ACEP, formado por adolescentes do município de Caucaia, se apresentou para uma platéia com cerca de 300 pessoas e abordou a Educação sobre a Política e Cidadania.

Houve entrega de brindes para os estudantes sorteados, entrega de livros pelos professores que ministraram palestras para aqueles discentes que acertassem as perguntas feitas. Enfim, um grande evento que marcou o curso de Ciências Contábeis e a FEAAC/UFC e que tende a crescer ainda mais.

O Centro Acadêmico Assis Barbosa (CAAB), como organizador da II Semana de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, agradece a todos os envolvidos na construção deste evento maravilhoso: à Diretoria da FEAAC/UFC, à ACEP, ao Departamento e à Coordenação de Contabilidade, à Diretoria da Faculdade de Direito/UFC, ao CRC-CE, ao SESCAPCE, à ACONTECE, à FORTES Informática, à Controller, à ASPEC e as demais entidades. O CAAB também agradece aos professores que colaboraram para a realização deste evento, aos estudantes que se fizeram presentes e, principalmente, aos estudantes que participaram desta construção magnífica.

Parabéns ao curso de Ciências Contábeis da FEAAC/UFC.

Fonte: Danillo Lopes – Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis e Colaborador da II Semana de Contabilidade/UFC.