Sistema de Bibliotecas oferta treinamentos em normalização de trabalhos acadêmicos

Data de publicação: 3 de novembro de 2011. Categoria: Notícias

A Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC ofertará no mês de novembro uma série de treinamentos em Normalização de Trabalhos Acadêmicos. As palestras ocorrerão nas bibliotecas de Ciências Humanas(BCH), Ciência e Tecnologia (BCT) e da FEAAC.

O objetivo do Treinamento em Normalização é atender à demanda de alunos que estarão finalizandos seus TCCs, dissertações e teses. Serão emitidos certificados de participação.

Os treinamentos ocorrerão nos dias 16/11 de  9h às 12h na biblioteca de Ciência e Tecnologia, 21/11 de 9h às 12h na Biblioteca de Ciências Humanas e 22/11 de 18h às 21h no Auditório Geraldo Nobre na FEAAC.

Inscrições:

BCT: nonatoribeiro@ufc.br/ 33669514 (Bibliotecário Nonato Ribeiro);
BCH: bchleitor@ufc.br/ 33667658 (Bibliotecária Vanessa Pimenta);
BFEAAC: kleberufc@ufc.br/ 33667821 (Bibliotecário Kleber Lima)

As Bibliotecas da UFC oferecem durante o ano um Calendário de Treinamentos, com diversas atividades voltada para uma melhor utilização dos recursos informacionais, capacitação para a elaboração trabalhos acadêmicos e treinamento em bases de dados e  no Portal de Periódicos da CAPES.

A cada início de ano, é oferecido o curso “Biblioteca pra quê te quero?: iniciação à pesquisa e ao uso de recursos informacionais”. O público-alvo do curso são alunos da Universidade que iniciarão suas aulas somente no segundo semestre. O objetivo geral do curso é capacitar os discentes recém-ingressos da Universidade Federal do Ceará na elaboração de pesquisas e no uso da biblioteca dentro da sua atividade discente. Já no início de cada semestre letivo, é realizado o Projeto “Descobrindo a Biblioteca”, iniciativa que faz parte da programação de recepção dos recém-ingressos, que tradicionalmente inclui cursos e palestras. Através do “Descobrindo a Biblioteca”, os novos alunos da UFC estabeleceram o primeiro contato com as bibliotecas da Universidade, conhecendo o amplo leque de serviços  ofertados, que dão suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Instituição. Além dos treinamentos programados pelas bibliotecas, as coordenações de curso podem agendar ainda visitas orientadas para alunos e professores.

Fonte: Nonato Ribeiro, Coordenador da Comissão de Educação de Usuários da Biblioteca Universitária – (fone: 85 3366 9514)