Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Área do conteúdo

UFC abre I Novembro Negro com celebração da cultura negra e exibição do filme “A rebelião dos jangadeiros”

Data da publicação: 14 de novembro de 2025 Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, nesta sexta-feira (14), às 18h30, no auditório da Reitoria, a abertura oficial do I Novembro Negro, programação que reúne ações voltadas ao combate ao racismo, à valorização da cultura negra e à promoção da igualdade racial.

A cerimônia contará com o lançamento do longa-metragem A rebelião dos jangadeiros, dirigido por Demitri Túlio e Cinthia Medeiros. O longa documental aborda o movimento abolicionista liderado por Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e outros jangadeiros. Na ocasião, também haverá música, gastronomia e projeções artísticas que celebram a cultura afro-brasileira, incluindo produções do projeto Design Computacional, do curso de Design da UFC, e uma intervenção cultural do Uniculturas, o maior projeto de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Imagem: Mulher negra de perfil, tendo o mar ao fundo
Imagem: O filme A rebelião dos jangadeiros aborda o movimento abolicionista liderado por Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e outros jangadeiros (Foto: Divulgação/ Gavulino Filmes)

“Queremos que seja um evento comemorativo, e que as pessoas possam vivenciar de forma sensorial a cultura negra”, afirma Luzimar Oliveira, diretora da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC e uma das organizadoras do evento.

A mesa de abertura institucional contará com a presença da professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC; dos docentes Leandro Bulhões e Sandra Petit; de Luzimar Oliveira (Progep); André Ferreira, presidente da Adufc; Joseli Cordeiro, primeira quilombola cotista da UFC a defender dissertação de mestrado; Omae, diretor étnico-racial do Diretório Central dos Estudantes e da Aliança e Frente Negra Revolucionária.

Imagem: Mulher negra sentada em uma cadeira de palha fala, dentro de um estúdio, em frente a um fundo que simula as cores do mar. Em frente a ela, há uma câmera e um computador (Foto: Demitri Túlio/Divulgação)
Após a exibição do filme haverá roda de conversa (Demitri Túlio/Divulgação)

EXIBIÇÃO DA REBELIÃO – Após a abertura, será exibido A rebelião dos jangadeiros, dirigido por Demitri Túlio e Cinthia Medeiros, com produção da Gavulino Filmes, que conta o movimento abolicionista que, em 1881, impediu o transporte de pessoas escravizadas para o Sul e o Sudeste do país. A chamada “greve dos jangadeiros” desencadeou uma série de acontecimentos que culminaram com a abolição da escravidão no Ceará quatro anos antes da Lei Áurea, conferindo ao estado o título de Terra da Luz.

sessão é gratuita e aberta à comunidade. Após o filme, haverá roda de conversa com os pesquisadores Arilson Gomes e Vera Rodrigues (Unilab), o desembargador André Costa (TJCE) e Hilário Ferreira (Programa de Pós-Graduação em História da UFC). A coordenação é do professor Paulo Carvalho, da ação de extensão da UFC Trabalho no Cinema, com mediação da professora Rosalina Tavares (Unilab).

PROGRAMAÇÃO – O evento de abertura integra um calendário colaborativo e descentralizado que, ao longo de novembro, reúne iniciativas de diferentes unidades da UFC em torno da pauta antirracista.

Entre as atividades estão o I Seminário Antirracista das Ciências Sociais, o II Encontro de Arquitetura e Urbanismo Negro e Indígena do Ceará, o II Seminário de Consciência Negra do Departamento de História, o IV Memórias Negras e o II Seminário de Linguagem e Tecnologia, que discute exclusão algorítmica e colonialismo regional. Clique e acesse a programação completa.

CARTILHA – Além dos seminários, debates, oficinas e exibições de documentários, a programação do Novembro Negro também inclui o lançamento da cartilha Saúde Integral da População Negra. A publicação aborda os problemas de saúde mais frequentes na população negra, apresenta estratégias de cuidados equitativos e traz dicas de livros, filmes e podcasts.

A cartilha foi elaborada pelas coordenadorias de Qualidade de Vida no Trabalho (Coqvt) e de Relacionamento e Experiência do Servidor (Core) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC.

Fonte: Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) da Progep/UFC – e-mail: edi@ufc.br 

Escrito por UFC Informa.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo