Informações sobre o Curso

Informações Gerais

O Curso de Ciências Atuariais da FEAAC foi criado pela Resolução no. 10 de 03/11/1992 do Conselho Universitário da UFC, reconhecido pela Portaria no. 2716 de 12/12/2001 do Ministério da Educação, publicado no D.O.U. em 12/12/2001, tendo como idealizador o Prof. Emílio Recamonde Capelo.

A graduação em Atuária pretende, através de uma base teórica aliada ao conhecimento de mercado, formar um profissional capaz de exercer atividades de gerenciamento, avaliação e cálculo de riscos nas empresas dos setores de seguros e previdência, em instituições financeiras, nos planos de capitalização e no mercado de capitais.

Estruturado a partir de duas linhas mestras, Matemática e Estatística com ênfase em negócios, o que lhe confere um caráter gerencial, o curso tem como objetivo ampliar o campo de sua atuação profissional.

A integralização curricular compreende um total de 3.000 horas, sendo 1.728 horas de disciplinas obrigatórias e 704 horas de disciplinas optativas, além de 300 horas em atividades de extensão e 124 horas em atividades complementares.

O Curso de Ciências Atuariais é oferecido no período noturno. São ofertadas anualmente 35 vagas. Atualmente, o tempo mínimo para conclusão do Curso é de quatro anos.

O projeto pedagógico pode ser acessado no link: Projeto Pedagógico 2019.

Corpo Técnico da Coordenação

• Emilson Albuquerque Aguiar

Coordenadora: Profa. Alane Siqueira Rocha (alanerocha@ufc.br)
Vice-coordenador: Prof. Marcelo Ponte Barbosa (marceloponte@ufc.br)