Professores da FEAAC são contemplados com prêmio da Secretaria do Tesouro Nacional de 2021

Data de publicação: 7 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Os professores da FEAAC, Rafael Barros Barbosa e Glauber Marques Nojosa, foram comtemplados com o mais importante prêmio de finanças públicas do Brasil, o Prêmio de Monografias da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A pesquisa realizada pelos professores ficou em 2º lugar dentre mais de 100 monografias concorren

tes de todo o Brasil.

A pesquisa identificou a importância da situação fiscal local para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Os autores mostraram que municípios em melhores condições fiscais conseguiram reduzir significativamente a mortalidade causada pela pandemia da COVID-19, seja de vítimas contaminadas com o vírus do SARS-COV-2 ou decorrente de outras causas. Este fenômeno aconteceu por que tais municípios conseguiram expandir a capacidade de atendimento hospitalar tanto em termos quantitativos (mais leitos e equipe médica por 100 mil habitantes) e qualitativos (contratação de médicos com especialidade focada no atendimento de doentes da COVID-19) vis-à-vis os municípios em piores condições fiscais.

A pesquisa foi derivada de um projeto do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB), órgão vinculado a SEPLAG-CE, do qual ambos os professores são pesquisadores, e contou com financiamento da FUNCAP-CE.

A divulgação da premiação será realizada no dia 06 de dezembro, as 15hrs, no canal do youtube do STN e contará com a palestra do economista da Universidade de Stanford, John Cochrane.