Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Área do conteúdo

UFC e FitBank lançam desafio para descobrir novos talentos em tecnologia; inscrições vão até 8/05

Data de publicação: 2 de maio de 2022. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará e o FitBank Pagamentos Eletrônicos lançam o CyberCamp, desafio colaborativo e capacitação gratuita on-line em tecnologia e empreendedorismo, destinado a estudantes cearenses. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras para meios de pagamentos digitais. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (19), a partir das 17h, e seguirão até o dia 8 de maio. O lançamento oficial do projeto também será nesta terça, às 17h, no canal da UFCTV no Youtube.

Imagem: Dois jovens de frente para o computador atuando em programação
Poderão se candidatar ao CyberCamp estudantes de ensino médio (a partir dos 16 anos) e de graduação e de pós-graduação, de qualquer instituição (Foto: divulgação)

Durante o programa, os participantes vão conhecer problemas reais enfrentados por empresas e instituições de meios de pagamento, como o FitBank, e serão desafiados a buscar soluções concretas e a desenvolver produtos e programas digitais que aprimorem os processos e funcionalidades do mobile banking.  O objetivo é melhorar a experiência do usuário, inovando a forma como ele acessa serviços financeiros, como abertura de conta, consulta de saldo e extratos, pagamentos e transferência.

Todo o processo de desenvolvimento deverá ser realizado por grupos ou equipes de participantes, organizados entre os candidatos pela coordenação do CyberCamp, contando ainda com a orientação de professores da UFC e a interação com profissionais do FitBank. Serão distribuídos mais de R$70 mil em prêmios para os participantes.

Poderão se candidatar ao CyberCamp estudantes de ensino médio (a partir dos 16 anos) e de graduação e de pós-graduação, de qualquer instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) no Ceará. As inscrições devem ser realizadas no site desafio.

Por se tratar de uma competição em grupo, no ato da inscrição, que é exclusivamente on-line e gratuita, além da apresentação dos documentos obrigatórios, o candidato deverá optar por um dos seis perfis disponíveis, como por exemplo desenvolvedor, designer e analista de qualidade. É por meio dos perfis que os organizadores do programa irão definir os grupos de trabalho.

Serão admitidas até 20 equipes, cada uma delas com quatro ou cinco competidores. No dia 12 de maio, serão conhecidos os candidatos aprovados e suas equipes. O desafio começa em 16 de maio e deverá ser cumprido em 14 semanas, durante as quais os grupos também participarão de vários workshops de capacitação. O término está previsto para 9 de agosto de 2022, quando os melhores projetos serão avaliados e reconhecidos.

PRÊMIOS – Cada etapa do CyberCamp terá prêmios específicos, como vales-presente e equipamentos Kindle e Echo Dot, para as equipes que se destacaram. Os melhores colocados na etapa final receberão premiação em dinheiro e o líder de cada uma das equipes ganhará uma viagem para São Paulo para conhecer o FitBank. Além disso, as melhores soluções digitais desenvolvidas podem ser integradas à infraestrutura de meios de pagamento da empresa.

“O que queremos efetivamente é capacitar os participantes para que todos acertem. Vamos ter uma competição construtiva porque o mais importante para nós é que o grupo todo evolua, não apenas o vencedor. E que, ao final, tenhamos muitas ideias e soluções, criando também oportunidades financeiras para os participantes”, afirma Rener Menezes, CTO e cofundador do FitBank.

Na UFC, o programa de parceria com o FitBank é organizado pelo Núcleo de Computação e Banco Aberto (NUCBAN) e pelo Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP). Durante o CyberCamp, os participantes receberão também capacitação, oferecida pelos professores da UFC, para empreender na área digital – todos os projetos que chegarem até o final poderão ser negociados com o FitBank.

Para o coordenador do projeto e coordenador de empreendedorismo da Pró-reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Abraão Saraiva, “a aproximação entre a academia e a iniciativa privada é muito salutar para o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e para a proposição de soluções inovadores para sociedade”.

“Quem permanecer no desafio pode não ganhar o prêmio principal, mas vai ter um produto inovador para comercializar com a ajuda do FitBank”, afirma Bruno Honorato, professor da UFC e um dos coordenadores do projeto. “Haverá sim uma seleção dos melhores e uma premiação ao final, mas se conseguirmos aproveitar a produção de todo mundo, vai ser melhor pra gente e para os participantes. Por isso, quanto mais ajudarmos os participantes, melhor vai ser a entrega final de todos”, completa Rener Menezes.

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7335; Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do CEMP – e-mail: abraaofsjr@gmail.com

Acessar Ir para o topo